quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Falso omelete de grão de bico (vegano)

Resolvi testar esta receita hoje no almoço e aaaaaadorei!!!
Pensei que ia ser uma trabalheira pelo tamanho da descrição da receita mas nada.. moleza!
Teste ai e me conte! ;)
Ingredientes
1 xícara de grão de bico cru (deixar de molho por 12 horas ou mais)
4 colheres de sopa de aveia em flocos (versão SEM GLÚTEN: substitua a aveia pela mesma quantidade de quinua em flocos)
2 dentes de alho
¼ colher de chá de cúrcuma (açafrão)
Uma pitada de ervas finas desidratadas
1 colher de chá cheia de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
1 cebola, picadinha
Um punhado de salsinha, picada
Azeite

Recheio (opcional):
Espinafre refogado com alho e cebola, temperado com sal e pimenta do reino + tomates secos

Modo de preparo
Escorra o grão-de-bico demolhado e bata com 2 xícaras de água no liquidificador. Seja paciente e triture até ele se desfazer completamente. Esfregue um pouco da mistura entre os dedos pra conferir: ela deve ficar macia, sem pedacinhos inteiros. Junte a aveia, o alho, cúrcuma, ervas, fermento, sal e pimenta do reino a gosto e bata novamente por alguns segundos. Transfira a mistura pra um recipiente grande e junte a cebola e a salsinha. Misture bem, prove (grão-de-bico cru tem um sabor desagradável, então não se assuste), corrija o sal e reserve. 
Aqueça uma frigideira grande (escolha a que grudar menos na sua casa) e com tampa. Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de azeite, formando um filme (não precisa exagerar). Despeje um pouco da mistura de grão-de-bico no centro da frigideira e use uma colher pra espalhar a massa, como se estivesse fazendo um crepe/panqueca. Adapte a quantidade de massa ao tamanho da sua frigideira. 
O omelete deve ficar relativamente fino, porém mais espesso que uma panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8-10 minutos (o tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua frigideira). Quando a superfície estiver seca, e o omelete parecer firme e as bordas estiverem ligeiramente douradas, está na hora de virar (cuidado: se você tentar virar cedo demais ele vai se partir).
Espalhe um fio de azeite sobre o omelete e use uma espátula de metal fina pra virar (talvez você precise fazer movimentos curtos de vai-e-vem pra descolar). Deixe cozinhar do outro lado (ainda em fogo médio-baixo), descoberto, por mais 5-6 minutos. Seu omelete deve ficar bem dourado dos dois lados, mas não crocante, então fique de olho: se ele parecer muito pálido, aumente o fogo, se estiver queimando, diminua.
Com um pouco de prática você saberá exatamente qual temperatura e tempo de cozimento funcionam pra você e sua frigideira. Coloque agora o recheio pronto em uma das metades e dobre o omelete. Sirva imediatamente. Se estiver fazendo mais de um, mantenha os omeletes prontos (recheados ou não) no forno baixíssimo, cobertos (com papel alumínio ou entre duas travessas) pra não ressecar. Essa receita rende 5 omeletes grandes. Se não quiser fazer todos os omeletes de uma vez, guarde o resto da massa em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias.

Observações: dois truques simples pra impedir que os omeletes se quebrem na hora de virar. Primeiro: coloque um pouco menos de massa, para que o fundo da frigideira não fique totalmente coberto (deixe uma borda livre de aproximadamente 2cm ao redor do omelete). Assim você terá espaço pra inserir a espátula na hora de virar, sem machucar a parte exterior do omelete. Segundo: despeje a massa quando a frigideira estiver bem quente, espalhe e deixe cozinhar os primeiros 20-30 segundos em fogo alto (em seguida diminua o fogo). Fazendo isso o omelete vai criar imediatamente uma casquinha crocante, mais resistente, e se manterá intacto na hora de virar.

Receita do blog Papa Capim: http://papacapimveg.com/2013/02/08/a-euforia-do-omelete-vegano/


Fala sério, fica igualzinho! ;)
#tecuida

4 comentários:

  1. Olá, adoro suas receitas e as prescrições para uma vida mais saudável...aonde você encontra aveia sem glúten? Pois eu já pesquisei em vários lugares e nunca encontrei.
    Agradeço por compartilhar seu conhecimento conosco.
    Tenha uma ótima semana!
    Abs,
    Alessandra Prates.

    ResponderExcluir
  2. P.S: sei que na receita vc indica quinua, como opção para uma versão sem glúten, mas tive a informação de que existe aveia sem glúten, porém nunca encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim! A marca Monama está produzindo e você encontra em lojas de produtos naturais :) Beijos

      Excluir
  3. Qual a diferença de fazer com o grão de bico cru e o cozido? Queria tirar uma dúvida, o valor proteico dele cru é maior que quando cozido? deixar ele de molho já convém pra retirar os "antinutrientes" que as leguminosas têm? Sou vegetariana há pouco tempo, mas já estou, ao máximo, construindo uma filosofia vegana na minha rotina e mente. Ainda consumo ovos pq queria algo com a mesma carga proteica pra substituir, pq treino e minhas necessidades são maiores. Ainda não posso suplementar com proteina vegetal e sei que com as combinações certas não precisaria. Esse omelete seria uma boa opção para substituir nas refeições que uso ovos? Alguma dicazinha a mais? :D Te agradeço desde já!

    ResponderExcluir